Regiane Molina Totarelli Dutra

Desde a primeira reunião pedagógica do ano de 2008 onde iríamos planejar as atividades do ano e estavam reuidas todas as educadoras foi apresentada para nós a psicopedagoga Mònica Assunção que trouxe suas experiências, onde gerou uma expectativa para mim pois foi decidido pelo grupo que ela viria aos sábados dar formação de vários temas que nos ajudaria com as crianças e adolescentes do Centro de Juventude.
A princípio percebi que eu aprenderia formas diferentes de trabalhar, pois a Mônica é uma pessoa com uma experiência grande sobre educação e que nos ajudaria muito.
Depois das formações eu consegui absorver temas e idéias que me ajudaram na prática.
Nos registros consegui ver e colocar no papel o que não achava importante, principalmente quando não alcançava os objetivos, colocando asim só o positivo.
Também comecei a observar melhor as crianças e os adolescentes para poder escrever sobre eles.
Com os jogos, principalmente os de alfabetização que confeccionávamos percebi como a prática fica mais prazerosa e os educandos têm mais confiança para realizar as atividades.
E por fim, no último encontro ela falou e nos mostrou bastante a importância de brincar e que nos deu ótimos resultados, pois quando realizamos o projeto “Brincar e Aprender” com as crianças e adolescentes que em muitas situações não vemos a alegria em seus rostos e com as brincadeiras nós também tivemos boas recordações da nossa infância.
E assim o processo de educar não fica maçante e há menos tempo para haver conflitos entre eles. E, nós as educadoras não precisamos chamar tanto a atenção deles.
Enfim, as formações têm acrescentado a minha prática de educadora e mudado o meu olhar em algumas situações e espero aprender sempre mais para que possa realmente ser uma educadora.
Só tenho a agradecer pela Mônica estar ajudando com as formações.

%d blogueiros gostam disto: